Introdução a GongoMESH, nosso hat para Raspberry pi

O mercado de IOT (Internet das Coisas), possui inúmeros modelos de HAT para Raspberry PI, com vários tipos de suportes e aplicações. Com a inserção de hardwares com capacidade uso para a criação o mais próximo da realidade a soluções de ecossistemas de IOT, a SiriNEO TECNOLOGIES, resolveu projetar um HAT que integrasse várias funcionalidades práticas para o Raspberry PI e também, que trouxesse a possibilidade de montagem de um Gateway IoT usando as principais tecnologias sem fio do mercado mundial voltado para Internet das coisas.

Através do HAT GongoMESH, aliado com os smart devices da SiriNEO TECNOLOGIES e alguns hardwares do mercado mundial, é possível criar Ecossistemas de IOT para aplicação a monitoramento e controle de dispositivos como aplicação a Smart Cities, Indústria 4.0, Heathcare e Agricultura de precisão.

A GongoMESH (Gongo homenagem ao gongo de babaçu (Pachymerus nucleorum) do Maranhão) também poderá ser utilizada em vários modelos de Hardwares com form factor, pinagem de funcionalidades do Raspberry pi, e além disso ela poderá ser empregada com a JARM IOT M da SIRINEO TECNOLOGIES, para uso em pequenas aplicações.

Ela vem com um soquete form factor Arduino UNO para acoplamento do Shield Tatamaya Black da SiriNEO TECNOLOGIES para alguns testes fazendo que seu Raspberry se torne praticamente um Arduino, vem com duas entrada micro USB integrado ao hardware, para interface USB para Serial utilizando as portas USB do seu Raspberry PI, além de: GPS/GNSS, conversor analógico digital, controlador de cooler para resfriamento, RTC,interface de comunicação RS-485, e entradas para módulo HC06, ESP8266,e várias portas I2C, tudo isso integrado ao hardware.

Monte seu Ecossistema IoT que mais se adequar a sua Solução de IOT, utilize esse poderoso equipamento que lhe proporcionará um solução otimizada para seus problemas!,

História da GongoMESH

A GongoMESH é um projeto baseado em um shield da EngeBOT Tecnologia chamado Blufibee, esse shield era utilizado para conversão serial de protocolos IoT, não entendíamos nada de Raspberry pina época, então resolvemos fazer alguns testes com a TiBEE usando os módulo Xbee da Digi, e posteriormente o módulo LoraBOT da SiriNEO Technologies. 

Analisando a pinagem e as restrições que o Raspberry pi oferecia como falta de entrada analógica, pouca entrada serial e portas I2C, além do fato de que haviam muitos exemplos de códigos com o Raspberry pi, que o fazia se tornar algo como um Arduino, acabou por nos inspirar a desenvolver um hat que pudesse resolver esses problemas, inserindo ainda vários outros recursos que poderiam resolver alguns problemas de hats para Rasperry pi que haviam no mercado internacional, e ainda podendo-se converter um Raspberry pi facilmente em um Gateway Lora, LoraWAN ou Zigbee, resultando em um produto feito no Brasil com muita qualidade e uma gama de aplicações.

Fazendo a GongoMESH como Arduino

O projeto da GongoMESH foi feito para o uso de diversas funcioalidades, utilizando-se por exemplo a placa Raspberry Pi que possue GPIOs acessíveis, podemos utilizá-la para acionar ou ler circuitos externos, ou até mesmo nos comunicar serialmente com outras placas/módulos/sensores, mas claro, para isso você dependeria de um protoboard e comprar diversos shields do mercado ou um HAT específico.

Utilizando-se de nossa GongoMESH e nossos shields Tatamaya Black e BEESP MF você poupará muito trabalho de usar protoboard, componentes como resistores, leds e gastar muito dinheiro com kits como GPS/GNSS, HAT Xbee, RTC, I2C, conversor analógico digital, CAN, buzzer, etc..

  • GongoMESH com os shields BEESP MF e Tatamaya Black.
  • Pinagem padrão Raspberry pi da GongoMESH.
  • Cada um dos dois soquetes padrão xbee da GongoMESH tem as seguintes configurações:
  • Do lado button da GongoMESH temos as seguintes configurações:

GongoMESH como Gateway IoT

Utilizando-se Python ou outras linguagens você fazer a pogramação do seu Raspberry pi, e se seu projeto for mais complexo você poderá a GongoMESH para ser usada por exemplo como um Gateway IoT.

  • GongoMESH como gateway Lora de 01 (um) canal e Gateway Zigbee
  • GongoMESH como gateway LoraWAN de 08 (oito) canais utilizando o concentrador RAK 833 da RAK Wireless.
  • GongoMESH compatível com vários módulos IoT da SiriNEO Technologies e do mercado mundial.
  • GongoMESH alguns tipos de acoplamentos:

Com a GongoMESH você poderá não somente utilizar no Raspberry pi, mas também em qualquer outros hardwares que tenham o igual formato dos GPIOs.

Comentários...